A escolha do método irá depender do tipo de praga que estará sendo combatido. Entretanto, este procedimento requer muita cautela, pois realizar a dedetização por contra própria pode ser muito perigoso.
Informe-se e assegure-se que está contratando profissionais de confiança, autorizados pela Vigilância Sanitária, pois eles passam por constantes cursos de aperfeiçoamento e reciclagem que reduzem as chances de intoxicação de residentes e animais domésticos.
Especialidades do Serviço
Pulverização
Neste processo, é feita a aspersão de um inseticida que é emulsionado em uma solução líquida. Este método atua de maneira combativa à baratas, pulgas, aranhas, escorpiões, traças, carrapatos etc.
O inseticida possui um odor de grau tóxico reduzido. Possui efeito prolongado e força o inseto a abandonar o seu esconderijo, tornando a pulverização, um método muito eficiente. Além disso, elimina a praga de forma imediata e é considerada umas das mais antigas e comuns técnicas de dedetização.
Polvilhamento
Este procedimento se dá com a aplicação de um inseticida em forma de pó, que possui odor e grau tóxico reduzido.
Esta técnica é mais indicada em esgotos e dutos de água, pois combate as formigas que se proliferam nestes locais.
Gel inseticida
Este procedimento com aplicação de gel pode ser feito com uma pistola especial ou uma seringa.
Este método não possui odores, é de caráter residual e é indicada para o combate de várias espécies de formigas e baratas.
FORMIGAS
A maioria das formigas vivem em colônias que são mantidas por uma única rainha, enquanto que outras por múltiplas rainhas. Apesar de existirem cerca de 15.000 espécies e subespécies, são relativamente poucas as que costumamos ver como pragas. Apresentamos aqui as mais comuns:
Formiga de Fogo
Também conhecidas como lava-pés, tem coloração que varia com a espécie, podendo ser amarelada, avermelhada, marrom clara ou escura. Possuem ferrão e injetam veneno que causam alergia localizada, e até choque anafilático em pessoas mais sensíveis. Ninhos feitos normalmente em áreas externas onde as vezes são observados murundus de terra solta. Ninhos quando em áreas internas pode-se observar terra solta ao lado do formigueiro. São onívoras.
Formiga carpinteira
A coloração pode variar do amarelo ao preto. Possuem um círculo de pelos na extremidade do gáster com apenas um nó na cintura. Expelem ácido fórmico e podem morder quando incomodadas. Maioria com hábitos noturnos mas algumas forrageiam durante o dia. Constroem seus ninhos em madeira, árvores vivas ou mortas, troncos, tocos, frestas no piso, etc. Em áreas internas podem ser encontrados ninhos satélites (sem a rainha) em peças de madeira e equipamentos eletrônicos, mas também em geladeira, fogão, etc
Formiga faraó
Coloração marrom/amarelada com dois segmentos na cintura. Medem aproximadamente 2 mm. Ninhos normalmente internos em batente de portas ou janelas, equipamentos eletrônicos, conduítes, frestas, etc. Onívoras mas preferem alimentos ricos em proteínas.